sábado, 10 de dezembro de 2011

Mais Cautela Aos Gestores

“Na fase denominada terceira revolução industrial, as pessoas que atuam nas Organizações passam a ser fonte de maior interesse, pois, conforme assinalam alguns autores, são os colaboradores que possibilitam a vantagem competitiva nas Organizações.”

Destino e sede de tantos eventos nos próximos anos, o Rio de Janeiro tem sido palco e laboratório das mais variadas formas de preparações e reformas. Neste trabalho de Antônio Augusto C. Mamede podemos observar o quanto a Cultura Organizacional influencia os processos de mudança, tanto no desempenho das Organizações, quanto na evolução dos conceitos e no imaginário de quem passa pela experiência de mudança.

“Um novo olhar” sobre a cidade e novos relacionamentos com as atividades públicas e privadas são expectativas que fazem parte do legado a ser deixado, depois de tamanho investimento; apesar da pouca crença da sociedade civil de que o resultado seja bem este.

Críticas de várias origens, como permite a democracia, não têm sido sempre positivas em relação à forma de gestão do planejamento e dos recursos despendidos com os eventos. A maioria segue a linha desta reportagem de Fernando Vives: “..O investimento é público, mas o lucro é privado.”



Importante não esquecer, que grandes eventos como a Rio+20, Copa do Mundo, Olimpíadas, etc; impactam as organizações; podendo ser tanto positiva quanto negativamente. E que há países onde organizações públicas herdaram mais problemas do que soluções após a realização de tais feitos. Como o exemplo da Grécia e o da Espanha – só pra citar os dois países mais frequentemente comuns em evidência na mídia. No caso da Gestão Pública, é preciso que os gestores tenham sempre muita cautela.




*acesso à webgrafia e referências pelos links no corpo do texto do post.




Gestão Pública: GP_1
Componentes do Grupo:
Elisabeth Lucia Burlamaqui Duarte - G 00017
José Carlos do Rozario Avelino - G 00013
Sandra Helena Ribeiro Santos - G 00015
Filipe Bock Campos - G 00023

Nenhum comentário:

Postar um comentário