sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

As empresas e os seus gestores de recursos humanos já estão (ou ainda nem pensaram no assunto?)

As empresas e os seus gestores de recursos humanos já estão (ou ainda nem pensaram no assunto?) se preparando para os níveis de exigência e de novas oportunidades de negócios que o mercado e os seus novos clientes (entenda-se turistas, voluntários, equipes e comitês organizadores dos países visitantes) com a competição da Copa do Mundo e a Olimpíada no Brasil ?Será que a “ficha ainda não caiu?” Estamos no mínimo há 4 anos do início da Copa do Mundo de Futebol e há 6 anos da Olimpíadas do Rio. As empresas já começaram a definir as estratégias para atrair e atender os seus novos clientes, quantas oportunidades de novos negócios surgirão e lucratividade? Aliás, os números são expressivos e grandiosos . As da empresas de serviço como turismo, transportes, segurança, hotelaria, alimentação, diversão e entretenimento, Contact Center, telefonia, etc. e os seus respectivos gestores de RH já pararam 1 minuto para avaliar a dimensão destas novas oportunidades de negócios em suas companhias e o impacto na governança corporativa de suas instituições, além do dimensionamento do seu quadro de funcionários? Além da infra-estrutura adequada e investimento na capacitação das suas equipes (já pensaram no budget ideal?) o gestor de RH focado no negócio deverá disponibilizar recursos para capacitação de seus profissionais com programas de ensino ‘in company’ de uma língua estrangeira (Inglês e espanhol são essenciais). Levando-se em conta que o domínio da língua inglesa demanda de 2 a 4 anos de aprendizado saindo do nível básico...vejam que o tempo é curto e a largada já foi dada. Algum gestor já contatou alguma empresa especializada no ensino de idiomas? Será que daqui há 2 anos haverá disponibilidade de vagas e professores para a contratação? Outro aspecto será o perfil de contratação de novos colaboradores, que já devem ter como diferencial o domínio de uma língua estrangeira. O momento é agora, o ano de 2010 deverá definir o planejamento estratégico da Empresa e do RH, pois o turista mudou e a cada dia está mais exigente. Em um mundo cada vez mais globalizado, com a grande preocupação e discussão do impacto ambiental, a Copa do Mundo e a Olimpíada valorizarão as questões e os conceitos de Olimpíada verde, Olimpíada de alta tecnologia, que desempenharão um papel importante na promoção da proteção ambiental, inovação científica e o mercado não perdoará as empresas despreparadas.

ARGUMENTAÇÃO

O artigo apresentado no ano de 2009 poderia em muitos aspectos ser exposto no momento atual sem muitas diferenças, pois apesar do plano de aceleração de crescimento ainda pecamos em qualidade. A pergunta central do tema nos leva a refletir que o profissional de Recursos Humanos é sem dúvida um dos grandes responsáveis pelo resultado desses eventos e toda ação gerada por esses gestores podem trazer um grande legado para essas organizações, pois uma imagem positiva atrai novos consumidores tornando a visão da mesma favorável.Muitas organizações que estão vinculadas aos eventos estão contratando gestores da área que por sua vez recrutam profissionais para atender na área de turismo, infraestrutura, segurança, transporte e hotelaria onde haverá uma grande demanda. É necessário que o gestor componha o corpo da empresa com profissionais qualificados e que tenha uma visão sustentável para que o andamento seja favorável e ao chegarmos ao término dos eventos com bons índices de aprovação.Podemos observar que uma organização que possui uma equipe de RH capaz, pode trazer grandes benefícios atraindo investimentos para organização e assim movimentando a economia, elevando o crescimento do país.

POSTADO POR : JANETE DE SOUZA
FONTE :WWW.ADMINISTRADORES.COM.BR
RH 4

Um comentário:

  1. A matéria é bem interessante, pois nos leva a reflexão de que a atenção não pode estar somente em torno das obras, ou a economia;no campo empresarial, empresas precisam investir em recursos para a capacitação dos profissionais que estarão envolvidos nestes eventos e procurar se unir á outras empresas que podem contribuir para o aprendizado em línguas,gestão de pessoas, excelência no atendomento, dentre outros... .

    Elisangela Ferreira da Silva - R00011

    ResponderExcluir