sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PI de Gestão da Tecnologia da Informação





CURSO: ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: Gestão da Tecnologia da Informação
Professor: Vinicius Calegari
Tutor: Wagner Salles
Plano Interdisciplinar

Integrantes do Grupo:

Flávia Araujo de Sousa Torres A00005
Jéssica Araujo de Oliveira A00020
Marcos Vinicius M Muniz A00015
Verônica Vieira de Almeida A00042

Número de mídias: 04





Mídia: 1º/4

PF apresenta robô antibomba para Copa




Robô que detona bombas com jatos d´água ajudará no esquema de segurança da Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016
BRASÍLIA - Um robô que detona bombas a distancia com jato d´água, um traje antifragmentos para proteger os peritos que desmontam artefatos explosivos e uma tenda para evitar detonações por meio de uma espuma especial fazem parte dos equipamentos dos três novos veículos do Grupo Antibombas da Polícia Federal para serem usados na Copa do Mundo de 2014.
Acompanhe as notícias da INFO em tempo real pelo Twitter
Os equipamentos foram comprados no Canadá, custaram US$ 860 mil cada veículo e foram apresentados hoje (2) à imprensa. O diretor do Departamento de Polícia Federal (DPF), Luiz Fernando Correia, disse que em 2007 o órgão fez um planejamento estratégico até 2022 em que as novas aquisições estavam incluídas para a Copa e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
Correia ressaltou que, além de adquirir os equipamentos, agora é preciso fazer um trabalho conjunto na área de segurança pública no país. "[Precisamos] difundir a doutrina não só dentro da PF como articular com as demais forças. Não podemos ter instituições preparadas [apenas] para eventos, mas sim para dar segurança ao cidadão e, quando houver eventos, essa capacidade seja aplicada."
O diretor disse que serão feitos mais investimentos na atualização tecnológica, principalmente na questão pericial, pois um dos eixos do planejamento estratégico da Polícia Federal é a qualidade da prova científica. Segundo ele, os equipamentos são um avanço em relação aos usados nos Jogos Pan-Americanos, promovidos no Rio em 2007.


De acordo com o perito criminal Adauto Pralon, um dos responsáveis pela demonstração desses equipamentos, dos três novos veículos do Grupo Antibombas um vai para o Rio Grande do Sul e dois ficam em Brasília - no Instituto de Criminalística e na Superintendência de Polícia Federal.
Mais dois que o departamento já tinha estão em Salvador e no Rio de Janeiro, respectivamente, e a idéia é que cada uma das 12 cidades-sede da Copa de 2014 tenha um deles para o Mundial



Comentário:
Contribuindo com a segurança da população na copa do mundo de 2014, a Polícia federal resolveu apostar em uma nova ferramenta tecnológica para agregar maior valor na qualidade de serviço prestado a população. Com o avanço da tecnologia do século xxl, hoje é possível substituir o trabalho humano de auto risco, pelos robôs tecnológicos, tudo isso graças à tecnologia da informação que nos permite fazer parte desta realidade. Tendo em vista a boa expectativa desta nova ferramenta, Já está sendo analisado a possibilidade de ampliar o investimento tecnológico na área de segurança publica, para que em um futuro próximo, o cidadão ganhe outro presente da tecnologia da informação.
Link: http://info.abril.com.br/noticias/ti/pf-apresenta-robo-antibomba-para-copa-02082010-35.shl



Mídia: 2º/4

Governo debate TI para Copa 2014 e Olimpíada

BRASÍLIA – Representantes dos ministérios do Esporte e da Justiça estão reunidos hoje (23) com dirigentes de clubes de futebol e de federações de todo o país para discutir a implementação do aparato tecnológico que será adotado para melhorar a segurança nos estádios durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Um dos objetivos é compatibilizar o Estatuto do Torcedor com as exigências internacionais.
O consultor do Ministério do Esporte Helvécio Eustáquio fez uma exposição sobre o Projeto Torcida Legal, lançado em março de 2009 e que promoveu mudanças no Estatuto do Torcedor, tipificando como crime a venda de ingressos por cambistas e os atos de violência e vandalismo.
Ele informou que o ministério vai lançar nos próximos 15 dias uma licitação para o desenvolvimento dos sistemas de identificação biométrica e de cartões individuais para o torcedor. O objetivo é facilitar a identificação do torcedor e impedir a falsificação e o comércio ilegal de ingressos.


Trata-se de um sistema que vai funcionar nos moldes da informatização do Instituto Nacional de Identificação (INI) e que já é utilizado para acesso a estádios em outros países. Eustáquio disse que o Ministério do Esporte quer "estimular o clima de harmonia nos estádios, de forma que o torcedor possa comparecer levando filhos e esposa”.


Os equipamentos deverão começar a funcionar até 2012, preferencialmente nos 35 estádios onde se disputam os jogos dos campeonatos nacionais de futebol. Os estádios estarão integrados a um sistema de informações, com uma central instalada em cada praça esportiva. "Tem tudo para funcionar bem, a exemplo dos sistemas eleitoral e da Receita Federal", destacou Eustáquio.
Comentário:
A mídia acima apresentada, destaca a importância de ser utilizado um sistema de informação em um evento tão grande como a copa do mundo e olimpíadas no nosso país. Em um ato de compromisso das autoridades públicas, fica claro identificar que existe uma pressão não só interna, mais também globalizada, em relação a sua organização para os jogos, já que o Brasil está sendo observado pelo mundo. Aprendemos que essa disciplina é muito importante, pois nos ajuda a ter uma visão mais ampla sobre o assunto, e entender que é necessário um bom e confiável sistema de informação não só nesses eventos, mais também em todas as organizações.
Link: http://info.abril.com.br/noticias/ti/governo-discute-tecnologia-de-seguranca-para-23092010-39.shl


Mídia: 3º/4



Olimpíadas vão puxar investimentos em TI



Lagoa Rodrigo de Freitas: Wi-Fi por toda cidade

A principal dificuldade de planejar investimentos nesse setor é a velocidade de mudança nos padrões tecnológicos. As redes 3G que conhecemos hoje, por exemplo, não deverão existir em 2016. Um cenário provável é que as teles precisem construir redes no padrão LTE (também conhecido por 4G), que têm muito mais capacidade de tráfego de dados e são, provavelmente, o padrão que predominará à época dos jogos”, analisa o executivo.Outra preocupação que os projetos de TI para os Jogos do Rio devem ter é como racionalizar os investimentos para que eles sejam adequados para a demanda no mês das Olimpíadas e viáveis para exploração comercial após o fim dos jogos.“Quando as novas redes estiverem prontas e em funcionamento elas deverão prever uma capacidade adicional para operar exclusivamente nos jogos. Afinal, após o evento, as redes devem ter uma queda no fluxo de dados e os investidores terão um mercado menor para explorar o retorno de seu investimento”, diz Tude.Dois anos antes das Olimpíadas, a cidade do Rio sediará um dos grupos da Copa do Mundo de 2014 e será quase certamente o palco da final da competição. “A Copa será uma boa prova para as redes de telecomunicações do Rio”, acredita o presidente da Teleco.
COMENTÁRIO:
A presente mídia é muito interessante, pois destaca a importância do investimento tecnológico em longo prazo. Para investir em tecnologia, é preciso planejar de acordo com a velocidade da evolução tecnológica, pois investir em tecnologia sem planejamento, poderá acarretar em um investimento ultrapassado, já que a cada dia, mês e ano nós temos sempre algo novo. É por isso que nós acreditamos na importância do conteúdo dessa matéria (mídia), em relação a nossa disciplina, (TI) sendo assim, sabemos da necessidade do planejamento.
Link: http://info.abril.com.br/noticias/mercado/olimpiadas-vao-puxar-investimentos-em-ti-02102009-36.shl?2


Mídia: 4º/4

Infraero recebe certificado internacional na área de Tecnologia da Informação
Passageiros dos aeroportos brasileiros ganharam acesso a aplicativo "Vôos Online" em diversas plataformas de celulares, serviço de internet wi-fi gratuito, jogos e maior interatividade.


A Empresa Brasileira de Infra-estruturar Aeroportuária (Infraero) recebeu o cerificado no Modelo Integrado de Capacidade e Maturidade de Softwares (CMMI) nível 2. A certificação indica que a Infraero está cumprindo um conjunto de práticas aplicadas para a melhoria dos processos de desenvolvimento e manutenção de softwares e foi dado pelo Instituto de Engenharia de Software (SEI - Software Engineering Instituto), da Universidade Carnagie Mellon, em Pittisburgh (EUA), nesta quarta-feira (05.10).
Para o diretor de Administração da Infraero, José Eirado, a responsabilidade da área de Tecnologia da Informação da empresa aumentou com a certificação. “Sei da importância dessa conquista para a Infraero.





Nosso objetivo agora é oferecer melhores serviços ao usuário e continuar trabalhando para que a empresa alcance o nível 5 da certificação”, destacou.

Para Flávio Rodrigues, superintendente de Tecnologia da Informação da Infraero, o CMMI nível 2 é sinônimo de reconhecimento internacional. “Demos um passo adiante. Considero uma excelente conquista, pois esse certificado possui o respaldo de todos os órgãos de controle”, destacou.
A Infraero tem trabalhado para a melhoria na qualidade dos serviços nos aeroportos e trabalha a Copa do Mundo como catalisador de investimentos. A empresa que cuida dos aeroportos brasileiros usa as telecomunicações e tecnologia da informação para promover a interação com os usuários, por meio de ações como a campanha "Fique por Dentro", o reforço do atendimento aos usuários, a entrada da Infraero no universo das redes sociais, serviço de internet wi-fi gratuito, além do aplicativo “Vôos Online”, disponível para diversas plataformas de celulares. O serviço permite, além da consulta da situação das chegadas e partidas nos terminais, saber a distância de um ponto em que o usuário está até o aeroporto e a previsão do tempo na cidade de destino.

Comentário:
A mídia acima apresenta melhorias da tecnologia, com as novas certificações e Manutenção de Softwares. Nossos turistas poderão utilizar o sistema de wi-fi gratuito nos seus Vôos, que poderemos mostrar que o Brasil está crescendo cada vez mais em Tecnologia e buscando o melhor para nossos clientes.

Link: http://www.copa2014.gov.br/noticia/infraero-recebe-certificado-internacional-na-area-de-tecnologia-da-informacao

Integrantes do Grupo:

Flávia Araujo de Sousa Torres A00005
Jéssica Araujo de Oliveira A00020
Marcos Vinicius M Muniz A00015
Verônica Vieira de Almeida A00042



Nenhum comentário:

Postar um comentário