sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Olhar Digital, A Tecnologia E A Mudança Da Imagem De Uma Cidade

A TI como a grande aliada da transformação.

A proposta de lançar "um outro olhar" sobre a nossa cidade, se multiplica em projetos que passam pela arte e pela ciência. O que, sem dúvida alguma, impacta fortemente na gestão administrativa.

Foto: Márcia Foletto

Na exposição fotográfica "Olhar Carioca", no Shopping Rio Sul até 31 de outubro, cinco fotógrafos conjuram em preto em branco seu olhar autoral. Trata-se de um esforço conjunto para mudar a imagem da cidade, aquela que não combina mais com o que a população deseja para ela. Não condiz com o status do estado, que é o coração do país mais promissor dos BRICS em liderança política.

Recentemente, a revista de bairro "Centro", do jornal "O Globo", excursionou pela região, traçando um mapa cultural, mostrando a riqueza alternativa para os negócios, os estudos e o entretenimento. Mencionando revitalizações e retrofits em andamento, destacou o Porto Maravilha. Tudo isso, para que uma nova visão do Rio de Janeiro faça parte do legado depois dos eventos.

A tecnologia tem sido a grande aliada no planejamento, na organização e na execução dos eventos. Um excelente exemplo é o "Centro de Operações Rio", o mais avançado do mundo. Outro exemplo? A vinda à cidade de experientes especialistas como Aquiles Alencar-Brayner, curador do acervo eletrônico latino americano da British Library; Ele veio colaborar com a digitalização dos acervos brasileiros. E o que não dizer do neurocientista Miguel Nicolelis, cujo objetivo é fazer um garoto tetraplégico dar o pontapé inicial da Copa do Mundo?

O ministro do Esporte Orlando Silva, já havia declarado em agosto último, em uma conferência,
que"o tema tecnologia da informação, infraestrutura e telecomunicações será um tema chave para demonstrarmos a nossa capacidade de realização da Copa". Neste mesmo encontro, o ministro das Comunicações Paulo Bernardo disse que vai atuar com quatro objetivos até a Copa: "criar uma rede de comunicação de alta intensidade; acelerar o Plano Nacional de Banda Larga; qualificar a prestação de serviços de telecomunicação no país; e induzir a economia digital."

Enfim, é um verdadeiro tour de force orquestrando a tecnologia. Do olhar digital na exposição de fotos, às projeções ministeriais, existe um fator em comum: A tecnologia da informação. A TI se fez a espinha dorsal que vai trazer o novo legado da cidade do Rio de Janeiro, espelhando o Brasil.


por
Grupo GP_1 :
CLAUCIA MARIA MATOS - G00016
ELISABETH LUCIA BURLAMAQUI DUARTE - G00017
JOSE CARLOS DO ROZARIO AVELINO - G00013
SANDRA HELENA RIBEIRO SANTOS - G00015

Nenhum comentário:

Postar um comentário