terça-feira, 16 de agosto de 2011

Qualificação profissional para Copa e Olimpíadas no Alemão

O secretário de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro, participa de um ato cívico que irá marcar o início das aulas do projeto Cidadão Olímpico no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. O projeto, coordenado pela Secretaria de Trabalho e Renda, visa preparar a comunidade, que vivia há décadas sob a política do terror imposta pelo tráfico de drogas, para uma nova realidade. Mais de 700 pessoas, jovens em sua maioria, terão cursos de qualificação profissional e serão preparados para as oportunidades que serão geradas com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
O ônibus-escola, totalmente informatizado, abre suas portas para as primeiras turmas de camareiras. Também serão oferecidos cursos de garçom, agente de turismo, barman e informática. Cada turma terá 32 alunos e os cursos têm o apoio pedagógico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As inscrições começaram e, com o alto índice de procura, as turmas foram formadas rapidamente. O sucesso do Cidadão Olímpico foi visível já na primeira edição do projeto, realizada na comunidade recém-pacificada do Batan, em Realengo, Zona Oeste do Rio, onde a evasão no curso foi zero.
- A Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) foi fundamental para o sucesso no Batan e é importante vermos o projeto se multiplicando para outras comunidades, como foi o caso da Mangueira e agora o Alemão. As ações do governo, nas áreas de segurança e qualificação, vão garantir dois princípios básicos que, por força do tráfico de drogas eram escassos ou inexistentes nessas localidades: a democracia e a cidadania - observou Ázaro.
O ônibus do Cidadão Olímpico ficará estacionado por quatro meses na Estrada do Itararé, um dos acessos ao complexo de favelas do Alemão. Os cursos oferecem material didático, composto por apostilas, dicionários inglês/português e CD Rom, para as aulas de língua inglesa, turismo, informática, cidadania e orientações sobre os Jogos Olímpicos.
Ronald Ázaro destacou a importância da mobilização da sociedade como um todo para que, aliadas as ações de qualificação, surjam as oportunidades de trabalho para os formandos.
- Nosso objetivo é que 100% dos formandos sejam empregados ao final dos cursos. As parcerias com o Sindicato de Hotéis e a rede hoteleira do Rio, por exemplo, podem garantir aos alunos diversas oportunidades, pois haverá demanda de mão-de-obra especializada nos eventos internacionais em 2014 e 2016 - afirmou o secretário estadual de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro.


Fonte: http://governo-rj.jusbrasil.com.br/politica/6355637/qualificacao-profissional-para-copa-e-olimpiadas-comeca-amanha-no-alemao


Comentários de Grace Kelly: A realização de dois grandes eventos no Rio de Janeiro, vem causando um grande crescimento econômico, profissional, passando por grandes transformações na segurança, na educação e fortalecendo as relações comunitárias.
Como podemos ver o artigo acima esses mega eventos também vai qualificar pessoas de baixa renda que vivem em comunidades para que também possam ter oportunidade profissional nesses e em outros eventos.
Vale salientar que as atenções não estão somente nas olimpíadas e na copa, e sim no crescimento profissional, na modernização da cidade,no grande número de vagas de empregos em ascensão.
Toda essa agitação se deve também ao “despreparo” em todos os sentidos para a realização destes, e ter que cumprir prazos e metas está sendo um grande desafio para nossos governantes.
Mais a população anda satisfeita mesmo, são com as contratações, melhores qualificações no mercado, cursos gratuitos o qual não é um preparo só para daqui uns anos e sim para um futuro mais adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário