terça-feira, 16 de agosto de 2011

Obras para a Copa de 2014 incentivam contratação de detentos

http://agecopa2014.com.br/copa-2014/obras-para-a-copa-2014-incentivam-contratacao-de-detentos

A realização da Copa do Mundo de 2014 está impulsionando a contratação de presos por empresas privadas. Em duas cidades que receberão jogos do Mundial – Brasília (DF) e Cuiabá (MT) –, cerca de 20 detentos trabalham nas obras de reformas dos estádios e de mobilidade urbana, como na duplicação da rodovia Cuiabá-Chapada (MT-251).

Essas contratações são resultado de uma parceria entre Ministério do Esporte, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014. O acordo prevê que, no mínimo, 5% dos postos de trabalho em construções relacionadas à preparação para o Mundial sejam ocupados por presos, egressos do sistema carcerário e cumpridores de penas e medidas alternativas. Os detentos poderão trabalhar nas obras das 12 cidades-sede.

Redução da pena

Segundo a executiva da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), Verlúcia Cavalcante, o trabalho, além de ser uma forma de reingresso do preso na sociedade, contribui para a redução da pena: para cada três dias trabalhados, é reduzido um dia de permanência na prisão. Outro ponto a ser destacado é que, na maioria dos casos, o trabalho do preso é a fonte de renda para sua família. Por isso, segundo a diretora, o índice de retorno desses trabalhadores ao sistema carcerário é muito baixo.

Fonte: Correio de Uberlândia

Copa no Pantanal


Nenhum comentário:

Postar um comentário