quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Obras Maracanã Copa 2014

Ítens
Texto
Introdução
OBRAS  MARACANà COPA  2014
OBJETIVOS: é flexibilizar as licitações públicas e acelerar a concessão  das construções necessárias para o mundial. O procurador geral da republica ajuizou uma ação no STF para tentar cancelar a lei aprovada pelo congresso em julho de 2010. A lei criou um regime diferenciado de contratação pública para obras relacionadas á copa e aos jogos  olímpicos de 2016. Com objetivo de evitar novos atrasos  na construção de estádios e infraestruturas publicas. 
JUSTIFICATIVA: A lei não fixa parâmetros  mínimos para identificar  que obras podem  ser  incluídas neste regime, como ocorreu no pan-2007. Os  erros no planejamento representaram um aumento no orçamento final. A lei possibilita diminuir a transparência das licitações com o risco de aumento da corrupção e dos desvios de verbas públicas.
Desenvolvimento
O  anel  inferior foi demolido, e deu lugar ás estacas raízes que preparam  o terreno para receber as fundações das novas arquibancadas, já foi iniciada a demolição da antiga cobertura realizada por um guindaste de 400 toneladas. A demolição do anel superior está em fase final, e o gramado vai ser rebaixado igualando á todas às cadeiras e  mais outras coisas.
FONTES: YOUTUBE, ODEBRECHT, DELTA, CONSORCIO MARACANÃ, SECRETARIA DE OBRAS.                    
Discussão, Considerações:                               
IDEIAS: Em minha opinião tinha que construir outro estádio, porque o Engenhão custou 380 milhões, estádio novo e mais moderno do Brasil, porque estão aparecendo   estádios de 800 milhões e de até 1 bilhão de reais.
CRITICAS: A  menos de 5 anos vale lembrar que o estádio  foi revitalizado para os jogos  pan-americanos, a  ideia era demolição  do maracanã para que uma nova arena fosse feita em seu lugar, pois muitas autoridades criticaram as obras realizadas no maracanã  ,que passa por mais uma reforma.
VANTAGENS: O Rio de Janeiro e o BRASIL vai ganhar com a realização da copa 2014 e olimpíadas 2016 em termos de turismo, infra-estrutura, melhorias  no  transito e nas estradas, e uma ótima visibilidade no mundo.               
Referências:
Sites: CBF, SECRETARIA DE ESPORTE  E LAZER e FIFA.
Grupo 2:
Marco Antônio Loiola Barata - G00018
Ana Cláudia Alves da Silva – A00041
Jonatan Silva de Lima – G00019

Um comentário: