quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Impactos Econômicos e Geração de Empregos

Sumário
1- Introdução
2- Desenvolvimento
3- Considerações
4- Referências
1- Introdução:
- A intenção deste artigo é mostrar o impacto social e econômico que a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 vão causar em nosso país.
- Vamos verificar os principais benefícios advindos destes grandes eventos esportivos, bem como as principais melhorias das quais faremos jus à longo prazo.
- As áreas beneficiadas, que vão gerar empregos diretos e indiretos, temporários e qualificados.
- Como podemos nos preparar para as grandes oportunidades que estão surgindo e que ainda surgirão com a proximidade dos eventos.
2- Desenvolvimento:
Tomaremos como exemplo a Copa do Mundo na África do Sul, para ilustrarmos nosso texto e informarmos os benefícios adquiridos pelo país que são colhidos até hoje.
Um dos impactos positivos sofridos pela África, foi o posicionamento do país como destino turístico, melhorando a imagem do país gerando um alto rendimento para o turismo e o comércio exterior.
Economicamente, a Copa da África foi a mais lucrativa segundo a FIFA; US$ 3,2 bi (R$ 5,6 bilhões), haviam sido arrecadados pelo Mundial antes mesmo do primeiro jogo. O valor recorde foi 50% superior ao valor arrecadado na Copa 2006 na Alemanha.
Estes valores são referentes ao pagamento de direitos de transmissão dos jogos, de uso de marca e contratos de propaganda e publicidade. Todo este lucro foi para a FIFA, e segundo economistas o crescimento da economia do país gira em torno de aproximadamente 0,2% do PIB (Produto Interno Bruto) sul-africano.
As principais melhorias a serem proporcionadas para o Brasil à longo prazo (em %) são:
Melhoria da imagem do país no exterior - 67%
Qualificação do país como um polo turístico mundial - 63%
Internacionalização do país - 54%
Maior qualificação de mão de obra - 40%
Aumento da confiança- 40%
Maior desenvolvimento social - 36%
Redução do Custo Brasil - 16%
Maior transparência pública - 7%
Maior participação em organismos multilaterais - 1%
Não haverá nenhuma melhoria - 1%
Vejamos outra pesquisa relacionada as atividades diretamente ligadas aos eventos:
Indústria da construção - 65%
Turismo, hotelaria e lazer - 55%
Transporte aéreo e infraestrutura portuária- 53%
Infraestrutura urbana (água, saneamento e outros) - 26%
Atividades esportivas - 25%
Transporte ferroviário e metroviário - 21%
Transporte e infraestrutura rodoviária - 13%
Publicidade e Propaganda - 11%
Infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação - 10%
Energia elétrica - 9%
Serviços públicos e privados de segurança - 7%
O comércio será a atividade que terá o impacto econômico mais expressivo, o que é muito importante pois estas atividades representam 10% do PIB do país.
Na Copa da África, além dos empregos diretamente ligados ao receptivo de estrangeiros, foram gerados até 80 mil empregos, dados a moradores locais em áreas como construção civil, meios de comunicação social, transporte, arbitragem, tecnologia e uma grande variedade de outros trabalhos.
No Brasil espera-se a abertura de 400 mil vagas temporárias apenas em bares de todo o país, já há dois meses do início dos jogos, segundo previsão da Abrasel (Associação brasileira de bares e restaurantes). De acordo com estimativa da Associação Brasileira de Indústria de Hóteis (ABIH), a oferta de apartamentos de hotel deverá subir até 2016, das atuais 28,2 mil unidades para 48 mil.
Os empregos que serão gerados com estes eventos esportivos, não surgirão somente no ano da copa , já podemos ver a movimentação do mercado de recrutamento, principalmente na construção civil.
3 - Considerações:
Com base em tudo que foi escrito, podemos concluir que este é o momento de preparação dos profissionais para qualificação de mão de obra especializada não só para os eventos, mas quem sabe para um emprego direto definitivo.
Importante investir em cursos de idiomas, para ampliarmos as possibilidades de emprego.
A expectativa é de superarmos a Copa do Mundo da África, tanto nos rendimentos, quanto no crescimento econômico do país e nos empregos gerados.
4 - Referências:
www.oglobo.globo.com/rio/riocomovamos/mat/2010/03/30/rio-como-vamos-copa-olimpiadas-dao-trabalho-aos -cariocas-916217034.asp
Postado por: Danielle Alves - R00008
Grupo RH1

Um comentário:

  1. Olá!
    Incompleto e diferente do que foisolicitado.

    Abraços
    Esther

    ResponderExcluir